domingo, 14 de abril de 2013

O real imaginado

Este blog teve a sua primeira postagem em 23 de abril de 2010. Daqui a alguns dias estará completando 3 anos. Olhando agora todos os posts percebi o quanto aprendi em todos os sentidos ao longo desse tempo. Mas não vou falar sobre isto agora. Estou deixando este comentário apenas para registrar uma coisa que eu nem lembrava mais, a data que comecei a brincar de ser blogueira. Volto aqui depois para contar o que me levou a dar a este blog o nome O real imaginado. Nunca havia visto esse título como nome de blog, de livro, de documentário, de Mostra cinematográfica, entre outras coisas. Preciso fazer mais algumas pesquisas para escrever aqui sobre as minhas motivações, inspirações ou outra coisa qualquer. Enfim porque resolvi chamar o meu blog com o nome que tem desde o seu início. Deixo abaixo algumas imagens e um resumo de um trabalho de antropologia que são uma ponte para a explicação do porque do nome do meu blog.






Ética, investigação e trabalho de campo em Antropologia e na produção audiovisual
José da Silva Ribeiro Universidade Aberta 

Resumo: Há múltiplas analogias entre a Antropologia ou etnologia e cinema.Uma e outro se interrogam sobre a realidade e sobre o que é a realidade e a representação, o ponto de vista, atenção cuidadosa ao detalhe, ao micro social, ao frágil. Não é pois possível separarmos Antropologia e cinema no que se refere à metodologia e ao processo de realização. Ambos partem do real ou do real imaginado, detêm-se no detalhe, baseiam a construção discursiva na observação, na ideia – sobretudo no olhar e no escutar e no ponto de vista, e na montagem. A prática de terreno e a montagem é marcada pelas mesmas questões éticas e políticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Os comentários serão previamente moderados.