Monopólio, abuso de poder, negação do direito de resposta, essa é a questão, e não o excesso de liberdade de imprensa, afirmou o Zé Dirceu, pois já vivemos tempos em que não se tinha liberdade de imprensa e nenhum de nós gostamos.
Por outro lado, o Paulo Moreira Leite da Revista Época publicou matéria e reproduzo parte dela, via Blog LeiturasFavre.
“Enquanto o PT vociferava contra os excessos da imprensa, o PSDB opunha-se concretamente ao direito constitucional de livre acesso à informação, censurando divulgações de pesquisas no Paraná. A pedido do candidato tucano Beto Richa, os juízes do TRE local proibiram os institutos de divulgar seus resultados. A decisão transforma o Paraná em um sombrio laboratório da classe política em seu anseio de reservar essas informações apenas para consumo próprio. Aos eleitores, cobaias da desinformação, oferecem em troca a boataria das porcentagens.”
Observem também trecho de reportagem do Viomundo, reproduzindo matéria da Carta Maior
Política 28/09/2010
Campanha sobre “censura do PT” falsificou notícia
Jornais, redes, sites e canais de TV reproduziram uma mesma matéria dias atrás sobre uma suposta declaração de José Dirceu na Bahia. Segundo a matéria, ele teria “criticado o excesso de liberdade de imprensa no Brasil”. Vídeo com a fala de José Dirceu mostra que ele não só não disse isso, como afirmou exatamente o contrário. “Não existe excesso de liberdade; para quem já viveu em ditadura não existe excesso de liberdade”. Declarações falsificadas ajudaram a alimentar a campanha sobre uma suposta ameaça à liberdade de imprensa no país. Os mesmos órgãos de imprensa que participaram dessa farsa silenciam sobre dois casos concretos de censura, protagonizados pelos tucanos José Serra e Beto Richa.
Marco Aurélio Weissheimer, na Carta Maior
E aqui está o vídeo do José Dirceu falando na Bahia
"A verdade é um valor essencial da democracia. Será que essas eleições tem tido uma cobertura isenta e equilibrada"?.
Parece que não!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário. Os comentários serão previamente moderados.