domingo, 29 de maio de 2011

"Nóis sofre mas nóis goza"



Quando se trata de “educação” todo mundo acha que pode meter a pá, que pode dá pitaco, que pode dizer o que se deve ou não fazer para melhorar a qualidade do nosso ensino. Pra que formar professores, se somos todos, brasileiras e brasileiros, professoras e professores? É como no futebol, todo mundo sabe que jogada deveria ter sido feita por esse ou aquele jogador, o que o técnico deveria ter feito para impedir tal ou qual desempenho de determinado time. Todos nós, brasileiras e brasileiros, somos jogadoras/jogadores e técnicos de futebol.

Ainda ando indignada com a repercussão, na semana passada, do material Por uma vida melhor da Coleção Viver e Aprender. E a responsabilidade, ou irresponsabilidade da polêmica que se formou em torno da questão sobre as diferentes formas de falar a nossa língua, presente no livro didático destinado a alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuído pelo Ministério de Educação, pode ser atribuída à Rede Globo que foi quem realizou a matéria em primeira instância. De saída, a forma como se divulgou a questão foi preconceituosa, ideológica e partidária, pouco ou sem qualquer base técnica/científica, sem nenhum aval dos verdadeiros estudiosos da área. Jornalismo de qualidade, não é isto que vemos por aqui. 

Sou professora formada em Letras, embora não tenha me especializado no ensino da língua portuguesa. Fiz o meu Mestrado e estou tentando terminar o Doutorado na área de Fundamentos da Educação, mais especificamente, nos fundamentos da Educação de Jovens e Adultos. Tenho trabalhado há muitos anos com essa temática, quer em sala de aula, quer na coordenação de equipes ou em processos de capacitação/formação de professores desta área. Há anos também conheço a coleção Viver e Aprender, que considero um excelente material didático produzido para ser usado com os alunos da EJA. 

Muitos linguistas já se posicionaram a respeito da polêmica e é bom que esse tema seja discutido por todos os brasileiros e brasileiras. Mas o desrespeito como o mesmo foi repercutido não tem precedentes. Desrespeito pela própria “língua”, desrespeito pelos linguistas, desrespeito pelos professores e estudiosos da língua portuguesa/brasileira. 

Mas hoje, por fim, descobri o blog Nossa Língua Brasileira, criado por esses dias como uma resposta afiada e bastante esclarecedora à ignorância que reina em meio a determinado tipo de jornalismo que é feito hoje em nosso país. E também porque, com bom humor e seriedade ao mesmo tempo, debate e informa questões extremamente importantes relativas à fala e escrita do povo brasileiro e de conceitos extremamente novos e velhos ao mesmo tempo, porque, como afirmam em determinado post, ninguém, nenhum falante de qualquer língua nativa, nunca falará a sua língua da mesma forma que a escreve. Afirmam também, que o preconceito linguístico existe sim entre nós, apesar do querido professor, historiador e filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. negar o conceito de preconceito no tocante à questão linguística, em um bem argumentado texto no seu Portal.
 
Tem sido bom e saudável, por fim, entrar em contato com as diferentes, mas respeitosas posições a respeito do assunto. Pelo menos para isto talvez a reportagem tenha servido: cutucou o cão com vara curta. Espero que o tiro tenha saído pela culatra, e parece que é o que realmente aconteceu, como um texto postado pelo Nossa Língua afirma. Em vez de confundir milhares de estudantes de Letras de diferentes regiões do Brasil, fez com que estes se tornassem ainda mais críticos do tipo de jornalismo que hoje se procura impor no nosso país. Quiçá pudéssemos ter a mesma inserção nos lares brasileiros que a Rede Globo tem, para que pudéssemos também defender o ponto de vista que tem sido difundido na maior parte dos países do mundo, especialmente naqueles que dão valor aos seus pesquisadores.

Adorei a apresentação do blog Nossa Língua Brasileira, especialmente quando dizem: 

Este blog foi criado para divulgar o manifesto contra a desvalorização da língua falada. Se quiser falar, saiba do que está falando”.

Da mesma forma que adorei esta parte de um dos textos postados pela turma que abriu o blog e que diz:

"Pedimos que leiam muito, informem-se. Visitem escolas públicas e particulares antes de se proporem a emitir opinião sobre o que deve ser feito lá. Promovam acima de tudo o debate de ideias e não procedam à condenação sumária de autores e obras que mal leram. Critiquem as assessorias internacionais que são contratadas reiteradamente. Incentivem o profissional da educação. E nunca mais tratem os professores como trataram dessa vez. O poder de vocês é muito grande – a responsabilidade para usá-lo deve ser também".

A saber, o blog foi criado por um grupo de uma turma de Letras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) que está se formando este ano.Parabéns para eles, porque sabemos que serão excelentes profissionais

domingo, 22 de maio de 2011

Blog do Herval Junior: Polêmica : o Nakba e a CBF

Blog do Herval Junior: Polêmica : o Nakba e a CBF

O BRASIL NA VISÃO DOS AMERICANOS

As opiniões sobre o programa apresentado neste vídeo (o 60 minutos da Rede CBS, empresa de televisão americana) são diversas. Alguns gostaram, outros não. Alguns não concordaram com a fala de Eduardo Bueno sobre o Brasil ser um país que ainda não se pode levar muito a sério (o autor argentino também fez inúmeros elogios ao país e a Lula, diga-se de passagem), chegando até a mencionar o fato do mesmo ser argentino e invejoso, o que me fez rir muito (falo dos comentários sobre o vídeo no próprio youtube). 
Eu gostei do que se falou sobre o Brasil no programa e fiquei orgulhosa de ver o nome do meu país sendo repercutido de forma tão positiva. Não me engano sobre as inúmeras mazelas ainda existentes em nosso país, mas acredito cada vez mais que estamos caminhando bem, na perspectiva de exterminá-las, ou, pelo  menos, minimizá-las ao máximo possível. Tomara que eu esteja certa.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
Carlos Drummond de Andrade



O meu número este ano é 55. Mesmo não tendo a doce ilusão de que daqui pra frente tudo vai ser diferente, acredito que as coisas acontecem nas nossas vidas de forma inesperada. Quando achamos que tudo já aconteceu, a dinâmica do universo nos atinge, levamos um susto e percebemos que  por isso viver é um desafio, que  por isso a vida é essa coisa mágica que se renova todos os dias quando abrimos nossos olhos, seja de manhã, de tarde ou de noite, não importa a hora que você se acorda para o mundo. E, apesar das perdas que por acaso já tivermos sofrido, dos pais, dos tios, de filhos que sairam de casa, ninguém poderá mais nos roubar a alma, o espírito e com eles, o amadurecimento, a generosidade, a solidariedade, a compreensão humana. 


As fases da minha vida


























Esta próxima ainda está a caminho










Agradeço a todos os meus amigos, pelos amigos que são. Os que convivo no cotidiano, os virtuais e os que ainda terei pela vida. Porque amizade não tem preço. Aos meus parentes, pela constante acolhida, ao meu filho, por ter me dado o privilégio de ser mãe, aos filhos do coração e sobrinhos, porque não me deixaram ser mãe de filho único, ao meu amado por todo o seu carinho, cuidado, a sua solidariedade e generosidade, e, aos meus pais, que já não estão fisicamente comigo, por me terem dado a vida. E para todos vocês, repito o vídeo que aqui postei no ano passado, porque não consigo outro melhor para dizer Gracias a la vida











domingo, 15 de maio de 2011

Porto, Portugal, cidade que vive no meu coração

Líbia, aquilo que a mídia não mostra



Recebi este email de um grande amigo português e resolvi publicar aqui no blog. Basta de atrocidades.
Deixemes que os povos e as nações resolvam as suas contendas. E vamos nos perguntar porque os países ditos de primeiro mundo não fizeram o mesmo que estão fazendo com a Líbia, para acabar com conflitos internos em outros países pelos quais não tinham os mesmos interesses que tem na Líbia, única e exclusivamente, por causa do seu Petróleo.



Como sempre, convém ver o outro lado da moeda.



O que os Media NÃO VÃO mostrar:


I - KADDAFI, POR PIOR QUE SE QUEIRA    
      CONSIDERAR OU JULGAR, TEMOS QUE  
      REFERIR E DAR A CONHECER O QUE A  
      ONU CONSTATOU, EM 2007:


1 - Maior Indice de Desenvolvimento Humano  
      (IDH) da África;  

2 - Ensino gratuito até à Universidade;

3 - 10% dos alunos universitários estudam na 
     Europa, nos EUA e em outros países, e com tudo 
     pago; 

4 - Ao casar, o casal recebe até 50.000 USD para 
     adquirir os seus bens;

5 - Sistema médico gratuito, rivalizando com os 
     europeus. Equipamentos de última geração;   

6 - Empréstimos pelo Banco estatal, sem juros;

7 - Inaugurado, em 2007, o maior sistema de 
     irrigação do mundo, que vem tornando o deserto     
     (95% da Líbia)  em fazendas produtoras de  
     alimentos.;

     E assim vai....(ou ía)

II - PORQUE DETONAR A LÍBIA, ENTÃO?.... 
    Três principais motivos:

1 - Possuir o seu petróleo, de boa qualidade e com   
      volume superior a 45 biliões de barris em 
     reservas;

2 - Fazer com que todo Mar Mediterrâneo fique sob 
     controle da NATO. Só falta agora a Síria;

3 - E, provavelmente, um dos maiores motivos é 
     que o Banco Central Líbio não é atrelado ao 
     Sistema Mundial Financeiro.
As suas reservas são toneladas de ouro, dando cobertura ao valor da moeda, o Dinar, e desatrelado das flutuações do dólar estado-unidense.

O sistema financeiro internacional ficou possesso com Kaddafi por ter apresentado, e quase conseguir, que os países africanos formassem uma moeda única desligada do dólar.

Lembram-se da Invasão do Iraque? Saddam tinha passado a vender o petróleo exigindo Euros em vez dos Petrodólares.

III - O QUE É O ATAQUE "HUMANITÁRIO 
       PARA LIVRAR" O POVO LÍBIO: 
 
1 - A NATO, comandada pelos EUA, já bombardeou 
     as principais cidades Líbias com milhares de 
     bombas e mísseis que são capazes de destruir um 
     quarteirão inteiro. Os prédios e infraestrutura de 
     água, esgoto, gás e luz, estão seriamente 
     danificados;

2 - As bombas usadas contêm DU (urânio 
     depletado) com tempo de vida de 3 mil milhões  
     de anos (causa câncer e deformações genéticas);

3 - Metade das crianças líbias estão traumatizadas 
     psicologicamente por causa das explosões que 
     parecem um terramoto e racham as casas;

4 - Com o bloqueio marítimo e aéreo da NATO, 
     povo sofre (principalmente as crianças) com a   
     falta de remédios e alimentos;

5 - A água já não mais é potável em boa parte do 
     país. De novo as crianças são as mais atingidas;

6 - Cerca de 150.000 pessoas por dia deixam o país 
     através das fronteiras com a Tunísia e o Egipto. 
     Vão para o deserto ao relento, sem água e sem 
     comida; 

7 - Mesmo que o bombardeio terminasse hoje, cerca 
     de 4 milhões de pessoas (de uma população de 
     6 milhões e meio) estariam precisando de ajuda   
     humanitária para sobreviver: água e comida.

Em suma: o bombardeio "humanitário" acabou com a nação líbia. Nunca mais haverá a Nação Líbia. Foi varrida do mapa.

SIMPLES, ASSIM, COMO SE ESSAS VIDAS NADA REPRESENTASSEM ... E ... 
A FAVOR DE UMA LIBERDADE QUE OS EUROPEUS E AMERICANOS REIVINDICAM SÓ PARA SI ... QUANDO LHES CONVÉM.


 









sexta-feira, 6 de maio de 2011

Para sempre - Mãe - Drummond e Mary Cassat




                                                       The Bath



                              Mother About to Wash her Sleepy Child - 1880






                                                   Carinho de Criança




                                                     Breakfast in Bad


Das figuras postadas acima não consegui encontrar o título da tela em que a mãe beija o filho. Estas imagens foram retiradas da página de imagens do google, referente a esta artista.

                                              

                                                    Mary Cassat


Adoro o trabalho desta artista. Ano passado também usei uma imagem dela para postar aqui uma homenagem à minha mãe. Algumas figuras desta artista me fazem sentir mais perto da minha mãe e me consolam nos momentos em que sinto o peito vazio e uma saudade imensa dela, que partiu há 3 anos atrás. Adoro também este poema de Drummond, que é um grito dos filhos, um apelo a Deus para que as mães nunca morram. Mas creio que nossas mães e pais continuam em nós, por isso, não morrem nunca.

Mary Cassat, impressionista americana, nasceu em 1844 e morreu em 1826. Foi uma artista acima do seu tempo, pois trabalhou imensamente e teve participação ativa em movimentos sociais como o movimento pelo voto feminino, quando expôs várias telas para arrecadar fundos para este movimento. Pintou muitas figuras de mães com crianças, entre elas, O Passeio no Barco - 1983-1984. Abaixo, uma reflexão dessa tela retirada de texto em PDF, O Passeio de Barco, 1983-1984. 
Nesta página também se encontram várias informações sobre a vida e a obra de Mary Cassat, que viveu a maior parte do seu tempo em Paris, e que teve uma vida intensa, vindo a falecer com 82 anos nos Estados Unidos, onde hoje é bastante reconhecida e reverenciada.

"As muitas pinturas de Cassatt de mães com crianças lembram invariavelmente o tema renascentista da Madona com a criança. Aqui, a mulher parece estar sentada em um trono, na proa do barco, o chapéu-de-sol da criança circunda sua cabeça como um halo, e o homem se curva diante delas como um suplicante. Em referência a esta imagem tradicional, Cassatt transforma uma cena banal da vida cotidiana, incorporando a ela um senso de reverência — talvez para expressar seu ponto de vista, segundo o qual as mulheres são detentoras das poderosas forças de criatividade (e procriação)".





Para sempre

Carlos Drummond de Andrade

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.





segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Maio, nosso maio"


"Feita com Software Livre e em um processo coletivo, a animação "Maio Nosso Maio" apresenta de forma leve e compromissada uma leitura histórica que resgata o sentido original do Dia dos Trabalhadores".




Maio, Nosso Maio from farid on Vimeo.

domingo, 1 de maio de 2011

"Maio nasceu, que a voz não te esmoreça, a turba rompeu"



"Maio...Abril se foi.Bons ventos trazem Maio. Tudo que não tive quero agora. Tudo que perdi, deixo pra trás.Abril se foi".(Caio Augusto Leite)


                                               
                                                     Claude Monet








Maio maduro maio

Composição : José Afonso
 
Maio maduro Maio
quem te pintou
quem te quebrou o encanto
nunca te amou
raiava o sol já no sul
e uma falua vinha
lá de Istambul
sempre depois da sesta
chamando as flores
era o dia da festa
Maio de amores
era o dia de cantar
e uma falua andava
ao longe a varar
Maio com meu amigo
quem dera já
sempre no mês do trigo
se cantará
qu'importa a fúria do mar
que a voz não te esmoreça
vamos lutar
numa rua comprida
el rei-pastor
vende o soro da vida
que mata a dor
anda ver, Maio nasceu
que a voz não te esmoreça
a turba rompeu