quinta-feira, 29 de abril de 2010

Caros amigos

Amigos,

quero evitar uma postura preconceituosa nesta eleição. Mas não dá para calar diante das atitudes da grande mídia com relação ao governo Lula. Em entrevista dada à TV Bandeirantes , a Fernando Mitre e Boris Casoy, estes não se conformam com a opinião do entrevistado, Marcos Coimbra do Vox Populi. Até aí tudo bem. Eles estão exercendo a sua função de questionar. Acontece que os seus questionamentos vão na direção de forçar o entrevistado a dizer coisas que o referido Instituto de Pesquisa não vem computando, e como ele diz exatamente o contrário daquilo que os apresentadores querem ouvir, passa a ser duramente pressionado por estes. É exatamente o que a grande mídia vem tentando fazer: alavancar a candidatura de José Serra neste momento inicial de campanha, na medida em que uma grande parcela da população ainda não conhece a candidata do Presidente Lula. Eles sabem que a partir do momento em que a campanha iniciar nos meios televisivos, eles não terão como controlar mais, como o fazem agora, as aparições e as coisas que são ditas e feitas não apenas pela candidata Dilma, mas por todos os que estão no governo ou com o governo (exemplo aberrante da postura que essa grande mídia vem tendo foi a cobertura diferenciada que deram às tragédias causadas pelas chuvas no Rio e em São Paulo, como se nesta cidade os problemas tivessem sido causados unicamente em função das forças da natureza e no Rio em função das políticas governistas - a VEJA foi muito explícita neste sentido). Então, a campanha na televisão e nos jornais já começou para o candidato José Serra e este e sua assessoria tem tirado muito proveito disto. Mas existe um diferencial desta vez chamado internet, blogs, twitter. As denúncias têm sido muitas nesses meios e é bom ficarmos atentos e não nos conformarmos apenas com a visão dos grandes grupos que dominam a imprensa brasileira. Na semana passada o site do PT foi invadido por hackers que deixaram na primeira página o nome de José Serra cravado. O site teve de sair do ar por pelo menos 24 horas. Essas coisas não são publicadas pela grande mídia. Hoje o presidente Lula foi eleito pela Revista Times como o líder mais influente do mundo atual. Mas mesmo o candidato José Serra tendo sido bastante civilizado parabenizando o presidente pelo twitter, as revistas e jornais ficaram em total alvorosso, com certeza não acreditando que a notícia fosse verdadeira e pedindo alguma coisa para distorcê-la. E terminaram por encontrá-la afirmando que não havia um rankink na escolha - assim fez questão de informar e destacar, o jornal O Globo. Reparem o que fala sobre isto o Brizola Neto em seu blog O Tijolaço:


"Segundo O Globo, a decisão de colocar Lula como o “número um” se deu por “razões editoriais”.
Se você for ao site da Time para ver os 100 mais influentes de 2010 escolhidos pela revista, verá que o primeiro perfil que aparece é o de Lula. Se você preferir ir ao link da lista completa dos eleitos, verá que o número um é Lula.
Enfim, a Time escolheu um entre os 25 listados, para abrir a lista. A menos que tenham mudado o alfabeto para começar com “L”, não foi ordem alfabética. Foi a importância editorial que a revista lhe deu.
Mas é fácil resolver o problema. É só O Globo reatar a sociedade que teve com a Time para, durante a ditadura, implantar a TV Globo no Brasil e mandar o Ali Kamel para lá inverter a lista. Aí o senador por Massachussets Scott Brown, que aparece como 25º colocado passa para 1° e Lula, o 1° passa para 25°. E a mídia dá a seguinte manchete: “Time coloca Lula em último na lista dos líderes”.

http://www.tijolaco.com/


Abaixo, deixo também o link do site onde se encontra veiculada a entrevista citada acima. Muito boa, por sinal.

http://dilma13.blogspot.com/


quinta-feira, 29 de abril de 2010
Coimbra no Jornal da Noite da Band
Fernando Mitre e Boris Casoy devem ter tido insônia depois da entrevista. Imperdível!

Um grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Os comentários serão previamente moderados.