sexta-feira, 30 de abril de 2010

Por enquanto,
ainda copiando e colando coisas de outros sites, blogueiros e amigos internautas que considero legítimas e que valem a pena ser propagadas aos 4 ventos.
Abaixo, sem querer provocar e já provocando, matéria buscada lá no site Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim, que reproduziu email de um seguidor seu no twitter.
E em tempo, adoro essa sigla que ele criou "PIG "(Partido da Imprensa Golpista). Hehehehe....afinal, é sempre bom e saudável à democracia as provocações. Sem elas, como estimularíamos mais o debate. Claro que devem ter um limite calcado no respeito à moral alheia. Mas, o que é ou qual é a moral alheia, quando alheios a todo tipo de moral sobrevivem pelo mundo afora, usando todo o tipo de poder para mascarar certas e valiosas informações? E assim, cada um vai usando o poder que já acumulou pela vida afora, lícita ou inlicitamente, de toda e qualquer ordem, inclusive nós, os que nos denominamos sem poder algum. Cada um tem de olhar para o seu próprio rabo (com perdão do termo), e colocar a mão na consciência de quantas vezes usamos o nosso poder para driblar ou mascarar verdades diante do nosso amigo, irmão, filho, pai, mãe, empregados, patrões, alunos, professores, etc etc.
E assim vou blogando, pegando daqui e de acolá um fio de pensamento, ou um pensamento completo, "poderoso", e travando uma "Conversa Afiada"





O Conversa Afiada publica e-mail do amigo tuiteiro Ailton:



Era uma vez uma imprensa brasileira que venerava tudo o que a revista TIME publicava.
A velha mídia, no que se transformou a imprensa brasileira, extirpou qualquer senso de ética que tinha depois de 2003. Naquele ano, Luiz Inácio Lula da Silva chegava ao poder. Desde então, ela virou um partido politico, a oposição que a oposição política não consegue ser.
Lula chega ao final de seus dois mandatos com um Brasil dividido assim: de cada dez brasileiros, dois detestam o presidente e oito o admiram. A velha mídia escreve apenas para esses 2%.
Para fazer o jornalismo sujo e mal ajambrado, a imprensa não precisa de bons profissionais. Ela precisa de gente engajada ideologicamente e/ou pessoas que consideram o Lula um “apedeuta”.
Só que a imprensa não pode tudo. A opinião pública está a léguas de distância das redações. Não se pode mais controlar a informação, muito menos manipulá-la.
É por isso que dias como hoje, em que Lula aparece na revista TIME como um dos maiores líderes mundiais, fazem o PIG (partido da imprensa golpista) ficar atônita. Pior que bêbado na rua à procura de uma cachaça na calçada. Logo a TIME que tanto copiávamos? Logo a TIME que inspirou a revista VEJA a fazer uma capa igualzinha de encomenda para o José Serra? Faça-me o favor.
Que diferença faz se Lula é O (cara) mais influente ou está entre os 25 mais, hein, senhor @joseserra_?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

BlogdoCampbell
Ótima! RT @prosapolitica: Dor de cotovelo #charge do Ze Dassilva #vpolit #Lula #FHC http://twitpic.com/1jitkj

Caros amigos

Amigos,

quero evitar uma postura preconceituosa nesta eleição. Mas não dá para calar diante das atitudes da grande mídia com relação ao governo Lula. Em entrevista dada à TV Bandeirantes , a Fernando Mitre e Boris Casoy, estes não se conformam com a opinião do entrevistado, Marcos Coimbra do Vox Populi. Até aí tudo bem. Eles estão exercendo a sua função de questionar. Acontece que os seus questionamentos vão na direção de forçar o entrevistado a dizer coisas que o referido Instituto de Pesquisa não vem computando, e como ele diz exatamente o contrário daquilo que os apresentadores querem ouvir, passa a ser duramente pressionado por estes. É exatamente o que a grande mídia vem tentando fazer: alavancar a candidatura de José Serra neste momento inicial de campanha, na medida em que uma grande parcela da população ainda não conhece a candidata do Presidente Lula. Eles sabem que a partir do momento em que a campanha iniciar nos meios televisivos, eles não terão como controlar mais, como o fazem agora, as aparições e as coisas que são ditas e feitas não apenas pela candidata Dilma, mas por todos os que estão no governo ou com o governo (exemplo aberrante da postura que essa grande mídia vem tendo foi a cobertura diferenciada que deram às tragédias causadas pelas chuvas no Rio e em São Paulo, como se nesta cidade os problemas tivessem sido causados unicamente em função das forças da natureza e no Rio em função das políticas governistas - a VEJA foi muito explícita neste sentido). Então, a campanha na televisão e nos jornais já começou para o candidato José Serra e este e sua assessoria tem tirado muito proveito disto. Mas existe um diferencial desta vez chamado internet, blogs, twitter. As denúncias têm sido muitas nesses meios e é bom ficarmos atentos e não nos conformarmos apenas com a visão dos grandes grupos que dominam a imprensa brasileira. Na semana passada o site do PT foi invadido por hackers que deixaram na primeira página o nome de José Serra cravado. O site teve de sair do ar por pelo menos 24 horas. Essas coisas não são publicadas pela grande mídia. Hoje o presidente Lula foi eleito pela Revista Times como o líder mais influente do mundo atual. Mas mesmo o candidato José Serra tendo sido bastante civilizado parabenizando o presidente pelo twitter, as revistas e jornais ficaram em total alvorosso, com certeza não acreditando que a notícia fosse verdadeira e pedindo alguma coisa para distorcê-la. E terminaram por encontrá-la afirmando que não havia um rankink na escolha - assim fez questão de informar e destacar, o jornal O Globo. Reparem o que fala sobre isto o Brizola Neto em seu blog O Tijolaço:


"Segundo O Globo, a decisão de colocar Lula como o “número um” se deu por “razões editoriais”.
Se você for ao site da Time para ver os 100 mais influentes de 2010 escolhidos pela revista, verá que o primeiro perfil que aparece é o de Lula. Se você preferir ir ao link da lista completa dos eleitos, verá que o número um é Lula.
Enfim, a Time escolheu um entre os 25 listados, para abrir a lista. A menos que tenham mudado o alfabeto para começar com “L”, não foi ordem alfabética. Foi a importância editorial que a revista lhe deu.
Mas é fácil resolver o problema. É só O Globo reatar a sociedade que teve com a Time para, durante a ditadura, implantar a TV Globo no Brasil e mandar o Ali Kamel para lá inverter a lista. Aí o senador por Massachussets Scott Brown, que aparece como 25º colocado passa para 1° e Lula, o 1° passa para 25°. E a mídia dá a seguinte manchete: “Time coloca Lula em último na lista dos líderes”.

http://www.tijolaco.com/


Abaixo, deixo também o link do site onde se encontra veiculada a entrevista citada acima. Muito boa, por sinal.

http://dilma13.blogspot.com/


quinta-feira, 29 de abril de 2010
Coimbra no Jornal da Noite da Band
Fernando Mitre e Boris Casoy devem ter tido insônia depois da entrevista. Imperdível!

Um grande abraço,

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Isolda e Roberto na Globo





Olha aí o casal pesqueirense fazendo sucesso na Globo.com

Estavam entre os artistas do Cine PE.

Quem pode, pode!

Mário Miranda e o JK Clandestino

Mário Miranda de Albuquerque é presidente da Comissão de Anistia do Ceará e nosso grande amigo. Amigo - irmão, lutou contra a ditadura, foi preso e hoje continua na sua batalha em fazer com que a história real dos tempos de chumbo vividos em nosso país no período da ditadura militar, seja totalmente desvelada.
Abaixo, texto escrito por Mário no Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=774697


JK clandestino
26/4/2010


A série de reportagens que as emissoras de TVs brasileiras exibiram para lembrar os 50 anos de Brasília trouxe uma revelação que surpreendeu até mesmo aos que estão mais diretamente envolvidos no trabalho de recompor a memória da luta de resistência à ditadura militar que infelicitou o País de 1964 a 1985.

O visionário fundador, Juscelino Kubitschek, fora proibido de botar os pés na bela e admirável capital da República e - o que é mais surpreendente (e admirável) - violara a absurda proibição, visitando-a clandestinamente, escondido sob as vestes de um simples candango, chinelos, roupa barata e chapéu.

A par de engrandecer ainda mais a biografia do talvez mais popular presidente brasileiro (adjetivo que a ditadura e as elites oligárquicas ajudaram a tornar pejorativo com a adesão de segmentos acadêmicos e mesmo de esquerda), a revelação reforça a extrema necessidade da formação e do trabalho da Comissão da Verdade, constante do Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3, alvo de produtiva polêmica no fim de 2009.

Se um fato como esse só agora é revelado para o grande público, pergunta-se o quanto deve haver de acontecimentos importantes da época que continuam mantidos em segredo, numa espécie de crime continuado, e aos quais é vedado o conhecimento à Nação? Isso, com nefastas consequências ao desenvolvimento do País, pois o impossibilita de conhecer-se e reconhecer-se a si próprio, no que tem de bom e ruim (condição sine qua non para superar-se, e evitar repetir-se).

O Brasil e seu povo estão - como, aliás, sempre estiveram - maduros para assumir seu próprio destino, o que comporta, inclusive, o cometimento de erros - mas, que sejam novos e não velhos e trágicos erros.

No que diz respeito ao País, precisamos romper com a relação pai-criança e assumirmos a madura condição de irmãos.

Sem exclusões.

MÁRIO MIRANDA DE ALBUQUERQUE - pres. da Comissão de Anistia do Ceará

sábado, 24 de abril de 2010

Recebi essa mensagem por email. A pessoa que a encaminhou é uma grande amiga minha. Vamos ajudar.


Amigos,



Preciso da ajuda de vocês. Estou com um sobrinho de nome Sérgio Porangaba, tem a idade de 36 anos, muito querido, precisando fazer um transplante de medula e até agora não tem um doador compatível. Todos podem ser doadores com algumas restrições como a idade e não terem doenças crônicas. No cartaz abaixo vocês podem ver as instruções para ser um doador. Então meu pedido é que entrem nesta campanha de salvar vidas. Caso aceitem ou consigam pessoas para fazer a doação, gostaria que me informassem neste endereço yaracecy@hotmail.com quem fez a doação e qual a cidade. Assim o Hospital em Curitiba saberá dessas novas doações rapidamente. Repassem estas informações para outros amigos. Fico agradecida por este ato de amor.



Yara Falcon


Não consegui copiar e salvar aqui o cartaz que acompanhava o email, mas você encontrará muitas informações a esse respeito no site do INCA - Instituto Nacional do Câncer - Ministério da Saúde, cujo link posto abaixo
Mensagem recebida por email de uma amiga a quem enviei o comunicado da abertura deste blog e o link desta página

"Rejane, muito boa a ideia de criar um blog. Entendi que é um espaço para discutir assuntos ligados a movimentos comunitários. É isso? De qualquer maneira desejo que tenhas muito sucesso, acho que esta é a forma literária mais democrática, cada um pode ter sua própria tribuna. Muito bom querida. Bjs......

"
Minha resposta à mensagem:


".......que bom que você deu uma olhadinha. Na verdade abri assim no rompante, como uma experiência pra brincar, mas essa é uma ideia legal que venho com ela em mente há algum tempo. Então, teria de ser assim, no impulso, na madrugada. E como queria socializar aquele texto que o Pedro me enviou, porque quando recebo essas denúncias fico querendo gritar ao mundo o tamanho da injustiça, abri o blog através do blogger e fiquei me distraindo com as mil e tantas maneiras de você usar todas as ferramentas disponíveis dentro de um blog. Então postei a reportagem, mas a minha ideia é ter uma tribuna bastante diversificada. Não escolher apenas um tipo de texto ou um assunto, uma temática única. Inserir tudo que me vier à cabeça, desde textos meus, ficcionais ou não, textos de outras pessoas também ficcionais ou não, textos denúncia, textos relatos, poesias, descrições, textos sobre política, economia, arte. Enfim, o importante é brincar com essa coisa maravilhosa que é a escrita, utilizando essa ferramenta maravilhosa que é a internet, sem qualquer pretensão de fazer disso uma coisa profissional ou profissionalizada, nem de me preocupar muito com a dimensão que isso possa tomar. Vou, especialmente propagar entre os amigos, até para dizer que seria uma honra se pudesse dispor de textos dos mesmos e colocar o blog à disposição para postar os seus textos.
Sentirei alegria se os amigos também se dispuserem a propagar o endereço. Mas já me dou por satisfeita só de ter aberto o espaço. E vamos ver aonde isso vai parar."


E assim eu vou blogando....


E meu muito obrigado à Fátima e Ana que já deixaram os seus recados aqui na caixa de comentários. Comentários de incentivo são maravilhosos nesse início. Beijos para vocês.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Um Grito de Denúncia

Esta denúncia me foi enviada via email, por Pedro Albuquerque, sociólogo, professor universitário, cearense que reside em Fortaleza
URGENTE: DENÚNCIA: Assassinanto na Chapada - Nota por justiça ao companheiro José Maria Filho. Morre mais um na luta pela terra.EntradaX
Responder Pedro Albuquerque mostrar detalhes 15:34 (9 horas atrás)

Pessoal, Esse barbaro crime, abaixo denunciado, necessita de repercussao internacional. Por favor, escreva relatos, difunda a informaçao!. Pedro.

Mes amis, Ce crime barbare, ci-dessous rapporté, exige répercussion internationale. S.V.P., en faire rapporter, diffuser l'information! My friends, This barbarous crime reported below requires international repercussion. Please, report it, disseminate it! Fraternal abraço/Fraternel hug/Brotherly hug. Pedro.


--- Em qui, 22/4/10, João Alfredo Telles Melo <> escreveu:


Companheir@s de lutas e sonhos,Mais uma liderança comunitária é assassinada.José Maria Filho ou José Maria do Tomé (nome de sua comunidade), pequeno agricultor, líder dos desapropriados pelos grandes projetos de irrigação na Chapada do Apodi, aqui no Estado do Ceará, foi assassinado ontem nas proximidades de sua casa.Foi uma execução covarde: 19 tiros de pistola não deixam dúvida do caráter de que foi um crime de encomenda, de pistolagem, que ainda persiste em nosso interior (veja notícia abaixo).José Maria era uma liderança incômoda ao agronegócio e às elites políticas do Vale do Jaguaribe: pelas denúncias contra a injustiça das desapropriações de pequenos agricultores para a cessão das terras da Chapada do Apodi às grandes empresas de plantio e exportação da fruticultura irrigada; por sua voz que clamava contra a pulverização aérea que, há dez anos, contamina famílias, terras e animais, causando doenças e óbitos.Foi sua atuação firme e corajosa à frente daquelas comunidades que colocou a chapada no mapa das injustiças ambientais realizado pela Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).




NÃO PODEMOS NOS CALAR, COMPANHEIR@S



.É preciso, desde já:1. Denunciar amplamente esse crime, que nos atinge a tod@s que lutamos em defesa da Justiça Socioambiental e dos Direitos Humanos, circulando a nota e a notícia abaixo;2. Exigir das autoridades competentes - em especial da Secretaria de Segurança do Estado do Ceará e do Minstério Público estadual, a apuração rigorosa do crime e a punição exemplar dos culpados, executores e mandantes;3. Se solidarizar com a família de José Maria e todos os membros das comunidades da Chapada do Apodi atingidos pelas desapropriações e pela pulverização de agrotóxicos.Abraços solidários e indignados,João Alfredo Telles MeloAdvogado, professor, militante ecossocialiste e vereador pelo PSOL em Fortaleza.



UM GRITO DE DENÚNCIA, UMA NOTA CONTRA A VIOLÊNCIA: JUSTIÇA AO COMPANHEIRO JOSÉ MARIA FILHO
Um crime provoca indignação e perplexidade: o assassinato de Zé Maria, 44 anos, ocorrido neste dia 21 de abril de 2010. Ele era presidente da Associação Comunitária São João do Tomé, presidente da Associação dos Desapropriados Trabalhadores Rurais Sem Terra – Chapada do Apodi, liderança do movimento social – filho da comunidade do Sítio Tomé - Limoeiro do Norte – CE,. As razões do assassinato se encontram no bojo dos conflitos provocados pela presença do agrohidronegócio, instalado em meados da década de 1990 na região jaguaribana. Esses conflitos trouxeram uma realidade de profundas injustiças sociais para a nossa região. A comunidade de Tomé bem como outras que se localizam na Chapada do Apodi sofrem o descaso e o desrespeito dos órgãos públicos e a irresponsabilidade das grandes empresas que se fixaram na Chapada e que atentam contra o meio ambiente e a saúde da coletividade. Desde o início, Zé Maria se envolveu nas diferentes lutas contra essas injustiças, estando presente no Grito dos Excluídos, no Fórum Regional e seminários contra os Agrotóxicos, discutindo a problemática do uso da água. Sua voz ecoou em todo o Vale do Jaguaribe através das emissoras de rádio denunciando as violações dos direitos humanos que vitimam as comunidades da Chapada do Apodi. Sua solidariedade inconteste o impulsionava ao debate e a denúncia cotidiana. Assumindo a defesa dos interesses coletivos, o bravo companheiro levou a todos os locais e momentos significativos das lutas os problemas dos trabalhadores rurais sem terra da Chapada do Apodí, as angústias e incertezas de centenas de famílias que recebem água contaminada e os infortúnios de dezenas de famílias que moram em casa de taipa na Comunidade do Tomé. Este envolvimento o fez vítima. Vítima de quem? De que? Vítima dos conflitos (terra, água, agrotóxico) gerados pelo modelo de desenvolvimento do agrohidronegócio e, também, da inoperância e da negligência dos poderes públicos em solucionar esses conflitos. Nos capítulos de nossa história muitos foram os/as companheiros/as que tombaram vítimas da expansão do agronegócio, da ganância desenfreada dos senhores do capital e da virulência social dos poderosos. Dentre eles/elas podemos citar o ecossocialista Chico Mendes, Pe. Josimo defensor da reforma agrária, a sindicalista Margarida Alves e a missionária Ir. Dorothy Stang. Seja com o seu exemplo de vida, seja na forma como lhe ceifaram a vida, Zé Maria assemelha-se a todos/as eles/as. E assim como a luta e a memória dos bravos lutadores não foram apagadas com a violência perpetrada por seus assassinos, também não serão esquecidos os teus gritos contra o agrotóxico, a tua defesa pela vida. É na Campanha da Fraternidade deste ano de 2010 que nos inspiramos para continuar a defesa dos direitos humanos, atentando para o ensinamento de Jesus: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro ( Mt. 6, 24). É com essa determinação que os movimentos e instituições que assinam esta nota vêm a público se solidarizar com a família do companheiro e com toda a Comunidade do Sítio Tomé, repudiar todas as formas de violência, exigir a apuração rigorosa do crime e a punição dos culpados.



Limoeiro do Norte, 21 de abril de 2010.



CÁRITAS DIOCESANA DE LIMOEIRO DO NORTE NÚCLEO TRAMAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RENAPE – REDE NACIONAL DE ADVOGADO POPULAR MAB – MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM CPT – COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – DIOCESE DE L. DO NORTE PASTORAIS SOCIAIS – DIOCESE DE LIMOEIRO DO NORTE MST – MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA FAFIDAM – FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS E mais... Notícia de 22 de abril de 2010 da TV Jaguar: http://www.tvjaguar.com.br/portal01/index.php
Limoeiro: Líder comunitário é executado em Tomé.


Zé Maria do Tomé foi executado com 18 tiros de pistola ponto 40 e um de calibre 12.


Nesta quarta feira por volta das 15h15, informações de populares ligaram para 4ª Companhia, informaram que na estrada que liga Limoeiro do Norte, ao sitio Tomé, a aproximadamente 01 KM do aeroporto da Chapada do Apodi e aproximadamente 5 km da sede do município, havia um corpo de um homem caído ao solo, com uma moto ao lado e que a vitima apresentava varias perfurações, aparentemente por arma de fogo.De posse das informações, a equipe do GPM de Tomé, na viatura de placa NQU-2101, composta pelos cabos 15.596 Reginaldo Araújo da Silva, Valderi Nogueira Costa e o soldado Ozéias Moura dos REIS, se deslocaram ao ponto informado e constataram o fato. A área do crime foi isolada até a chegada da perícia, a qual foi realizada pelo perito Marcos, que constatou no corpo da vitima cerca de 18 (dezoito perfurações de Pistola .40) e uma de Calibre-12), indicando ainda que, todos os disparos atingiram a vitima do tórax para a cabeça.
Após o trabalho pericial, o corpo da Vitima foi recolhido pelo rabecão para ser levado ao IML de Quixeramobim, onde será realizado o exame cadavérico.
A vitima:A policia identificou que a vitima era o comerciante e líder comunitário na chapada do apodi de nome e trafegava em uma Moto Broz de cor vermelha ano 2009 e Placa NRD – 5247. José Maria Filho tinha 42 anos de idade. Ele era filho de José Bernardo Filho e Maria Leonor de Jesus. Na comunidade do Tomé onde residia ele era conhecido como Zé Maria do Tomé e se destacou na chapada na luta por terras para os pequenos agricultores, a aplicação dos agrotóxicos através de aeronaves e a luta para acabar com as casas de taipa. Ele era filho de José Bernardo Filho e Maria Leonor de Jesus.
A policia militar realizou ronda na área do crime mais não consegui informações que leve ao autor do crime.




"Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão" (Pedro Casaldáliga) Irmãos e Irmãs, Paz e Bem!!! Segue nota anexa construida por várias mãos a ser divulgada e assinada por todos os cidadãos/ã e instituições de boa vontade, cotra a violência no vale do Jaguaribe que no dia 21/04/10 vitimou o companheiro José Maria Filho. Também, estamos mobilizando a todos/as para Celebração de corpo presente no dia 22 de abril de 2010 às 16hs00min na Capela da Comunidade do Sítio Tomé, Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte. Abraço fraterno,Pastora