domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho






A minha homenagem nesse dia vai para esses verdadeiros guerreiros e protetores da floresta, que deram as suas vidas para preservá-la.



                          

 Cinco ativistas ambientais foram mortos nos últimos dias na Região Norte:


24 maio – José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, em Nova Ipixuna (PA). O casal de líderes do Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira havia denunciado atividade ilegal de madeireiros da região.

24 maio – Eremilton Pereira dos Santos, em Nova Ipixuna (PA). Apesar de morar na mesma comunidade, polícia diz que não há indícios de que os crimes estejam relacionados. Suspeita é de rixa entre moradores.

27 maio – Adelino Ramos, em Vista Alegre do Abunã (RO). Era líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), um dos movimentos sociais agrários mais radicais do país. Denunciou a ação de madeireiros na região entre Acre, Amazonas e Rondônia.

02 de junho - É o quinto caso em menos de duas semanas. O corpo do agricultor Marcos Gomes foi encontrado na manhã de ontem 2 de junho. Ele era acampado numa área do Projeto de Assentamento Sapucaia, em Eldorado dos Carajás, Pará. Uma equipe da CPT está no local acompanhando a família e pegando depoimentos sobre o caso.


Código florestal outorga impunidade a desmatadores, diz jornal (leia aqui no Conexão Serrana )


 
      "Desmatamento cresceu com perspectiva de implantação do código" (diz a reportagem do Portal)

Mas "não basta matar, tem de vaiar", afirma Rogério Tomaz Júnior no seu texto postado no site Conexão Brasília Maranhão.

No dia em que a mudança do Código Florestal estava sendo votada na Câmara dos Deputados, o deputado José Sarney Filho anunciou publicamente a morte do casal João Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, no Pará, quando foi vaiado pela bancada ruralista e por pessoas que estavam na galeria do Congresso apoiadores dos ruralistas. Está tudo bem informado no seu texto lá no site e reproduzo aqui apenas o vídeo da hora em que Sarney Filho faz o anúncio e as vaias são ouvidas.



Vergonha nacional

Como diz o texto do site acima referido:

"A vaia não era apenas para o deputado e o anúncio que este fazia. Era, sobretudo, para a luta que movimentos sociais e entidades da sociedade civil travam no dia a dia contra a razão das armas e do dinheiro (que compra até comunista).
O caso me faz pensar em uma pergunta para a qual é difícil encontrar resposta racional: que tipo de pessoa é capaz de se comprazer com o assassinato covarde de alguém?".

E por fim, deixo aqui mais um vídeo intitulado Desmatamento, postado por Ifenix21 no youtube, acompanhado da linda canção Divano - Era.





Deixo também o lindo panfleto produzido como chamada para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente aqui no Recife, realizada no Marco Zero da cidade, cuja bandeira é Eu voto pelo VETO do Novo Código Florestal.







3 comentários:

  1. Rejane, querida amiga, excelente o seu post em homenagem ao DIA MUNDIAL PELO MEIO AMBIENTE. O desmatamento/desaparecimento das florestas é uma questão ambiental e social muito grave, porque ela desencadeia uma série de consequências para o bem estar dos humanos e não humanos. O assoreamento dos rios, a extinção das espécies, a redução da oferta alimentar e também todas as implicações que advém dos conflitos pela posse dos recursos naturais, com a morte de pessoas líderes pela preservação e conservação das florestas e a impunidade dos responsáveis. Lamentável a conduta dos políticos e das pessoas que vaiaram. Lamentável, que o estado brasileiro ainda não tenha alcançado a capacidade de agir enquanto Estado de Direito. Um abraço repleto de emoção pelos fatos por você narrados.

    ResponderExcluir
  2. betinha minha amiga, sei que você tem vivido esses anos todos diretamente ligada a esss questões, quer aravés do seu trabalho, desde Icapuí, quer através da sua pesquisa de Doutorado.És mais uma entre tantos no Brasil que querem ver o fim da impunidade e a preservação das nossas florestas, especialmente da Amazônica, sem meio termo e nenhuma complacência com esses assassinos da natureza e das pessoas. Um cheiro. Adorei o seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Tia, muito bom esse post, parabéns! Preciso escrever sobre isso também. Tua sabias que meu corpus é composto por uma campanha de conscientização ambiental? Pois é, tenho lido muito sobre isso e adorei seu texto. Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário. Os comentários serão previamente moderados.