quarta-feira, 5 de maio de 2010

Apelo por doação de medula óssea

Meus caros amigos, leitores deste blog,



recebi este email de uma amiga e posto aqui este apelo desta família que hoje vive essa grande angústia. Deixo o email da Yara Falcon abaixo para os que com ela quiserem se comunicar. Tento dar a minha contribuição mesmo sem conhecer a família, porque imagino a aflição que devem estar passando. Sim, apenas imagino Não posso sentir esta aflição, mas posso imaginar, porque também vivemos, eu e a nossa família, momentos de angústia no último ano, com a convalescência de um sobrinho-primo e posterior perda do mesmo em função de uma doença auto-imune. Com certeza, muitas outras famílias por esse mundo afora devem passar por angústias semelhantes. Mas foi a história desta que chegou a mim. E é por eles que faço este apelo hoje. Um cordial abraço, Rejane




Queridos amigos leiam com atenção e ajudem divulgando ou dirijam-se ao Hospital de Clínicas ou Santa Casa de Porto Alegre, no Hospital Dom Vicente Scherer ( transplantes) para fazer uma amostra de sangue e catalogar-se como doador de medula óssea.
---------- Mensagem encaminhada ----------De: Yara Falcon <yaracecy@hotmail.com>Data: 5 de maio de 2010 08:59Assunto: FW: Doação de Medula - Sergio Porangaba - URGENTEPara:


Queridos amigos/as, Este é um e-mail que pediria para vocês lerem com calma e ver o que podem fazer para ajudar nossa campanha de doação urgente em suas cidades.Em Curitiba me lembrei do Rafael,marido de minha sobrinha Isabela e da Mariana. Em Porto Alegre da Vera,Lucinha em Aracaju,Nancy,Zezinho e Gustavo,Pery na Bahia e muitos e outros.Em Maceió lembrei de Luiz,Vanessa,Aline,Simone e tantos outros amigos e jornalistas.Este é um e-mail do meu sobrinho SÉRGIO PORANGABA,quem necessita fazer o transplante urgente de medula.Ele expõe sobre a campanha dando alguns caminhos.Aqui em Brasília estamos avançando com bons resultados.Beijos.
Texto recebido,sem a introdução,pois era de importância somente para mim:



1- No final do e-mail há um panfleto e um texto explicativo, com minha descrição acerca de como adquiri a patologia (algo bem pessoal), que também estamos divulgando . pela internet



2 – Em Recife o Dudu conseguiu inserções em várias rádios e no jornal impresso. Segue abaixo parte do texto que sugerimos ao locutor. Pensamos em algo muito simples e pessoal que possa atingir o grande público.
“Amigos, (irmão/irmãs se rádio gospel) estamos com um amigo precisando urgente de um transplante de medula e não tem doador compatível. O teste de compatibilidade para doação de medula é um procedimento simples que todos nós podemos fazer, basta preencher um formulário e colher apenas 5ml de sangue (um tubinho) e você pode salvar a vida de um irmão! Fazer a doação de medula é apenas um pequeno e passageiro incomodo para quem doa, mas para quem recebe é a diferença entre a vida e a morte. Para ser doador basta ter bom estado de saúde e ter entre 18 e 55 anos. Pedimos encarecidamente a todos que nos ouvem agora que procurem o HEMOPE ou o HEMOCENTRO de sua cidade para fazer o teste de compatibilidade de medula e salvar uma vida!”
Para a mídia impressa parece-me que o Dudu usou o panfleto que se segue abaixo, no final do email.



3 – Aí em Maceió Livinha, vovô e papai estão trabalhando em conjunto, parece que Livinha está indo as igrejas e o vovo e papai nos centros espíritas. Ainda não temos divulgação na mídia, de forma que se podermos contar com sua ajuda neste sentido será de grande valia! Além disso, também acho importante adotarmos a mesma abordagem que estamos fazendo aqui em JP: levar o hemocentro para coleta junto a grandes empresas e igrejas, mas parece que livinha esta tendo dificuldade de conseguir isso junto ao Hemoal...



4 – Em Brasilia Dani, Tia Yara e Giuliana também estão trabalhando firme, mas confesso que não sei se está sendo possível conseguir agendar as visitas do hemocentro. Tia, tenho percebido grande desconhecimento do público acerca do que é a medula óssea e de como é o procedimento do transplante, então resolvi fazer um breve relato do meu caso e esclarecimentos sobre a patologia. Desta forma, o texto abaixo começou a circular na internet inicialmente com meus amigos, mas certamente já foi replicado.
Segue o texto:



“Em 2002 foi diagnosticado que eu era portador de Anemia Aplástica, doença autoimune que atinge a medula óssea (*) (nossa “fábrica” de sangue) da seguinte forma: meu sistema imunológico (leucócitos), responsável por nossas defesas, em vez de atacar somente os vírus e bactérias, ficou pirado e começou a atacar também minha própria medula, assim, minhas células produtoras de sangue (células tronco, que ficam na medula óssea) foram praticamente todas destruídas, ocasionando a Anemia Aplastica Severa.

Desde 2002 venho fazendo vários tratamentos, fiquei internado em Recife durante mais de dois meses mas os resultados, que no inicio foram bons, foram gradativamente decaindo, até que, agora em 2010 venho precisando receber transfusões semanalmente.
Como já esgotamos todos os tratamentos possíveis, minha chance de cura agora é o transplante de medula. Toda minha família já fez o teste de compatibilidade e também já buscamos no “banco de medula” (REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), mas não ainda encontramos doador compatível.

Assim, resta-nos agora tentar aumentar ao máximo a quantidade de doadores registrados junto ao REDOME, pois quanto mais gente cadastrada maior a probabilidade de encontrar a medula compatível. Ao contrário do que muita gente imagina, a doação de medula é um procedimento muito simples (veja explicações e cartaz abaixo), resume-se à sucção (aspiração) de parte do líquido que fica em nossa medula.”




(*) Médula óssea – Primeiro é preciso entender o que é a medula óssea, para depois discutirmos o porquê de alguém precisar de um transplante deste tecido. Nas palavras do Instituto Nacional de Câncer (Inca), “é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela, conhecida popularmente por ‘tutano’, são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.É bom ressaltar que a Medula Óssea não é a mesma coisa que a Medula Espinhal. Medula Espinhal é composta por tecido nervoso e ocupa o espaço dentro da coluna vertebral. Sua função primordial é transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.Transplante de medula óssea – é a única esperança de cura para alguns portadores de doenças que afetam o sangue. O tratamento consiste na substituição de uma medula óssea doente por células normais, para a recomposição de uma medula saudável. O transplante pode utilizar a medula do próprio paciente (autogênico) ou de um doador (alogênico).Como é o transplante para o doador - O doador não precisa mudar seus hábitos, trabalho ou alimentação. A doação é feita sob anestesia. São realizadas punções nos ossos posteriores da bacia e retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde. Dentro de poucas semanas a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Os comentários serão previamente moderados.