terça-feira, 19 de outubro de 2010

SOMOS MARIAS E MANÉS CHIQUE-CHIQUES. NÃO SOMOS JECAS TATUS




“Quem vive no Nordeste não é Jeca-Tatu, é Mané Chique-Chique. E Mané Chique-Chique não vive de cócoras, porque acocorado ninguém dá vivas à liberdade, nem liberta escravos, nem abate ditadores, nem funda repúblicas, nem desbrava florestas...e Mané Chique-Chique 4 anos antes de 13 de maio, quebrou os grilhões e quebrou as senzalas dos cativos; sessenta e cinco anos antes de 15 de novembro, fundou a Confederação do Equador; 5 anos antes de 7 de setembro, gritou a liberdade nacional”. Idelfonso Albano
                                                                                                    
                                                                                                                                     

O NORDESTE SABE QUE VOTAR NA DILMA É VOTAR CONTRA O PRECONCEITO


Por Regina Sampaio (advogada e escritora)

Não é de hoje que a LIGA NORDESTINA (Movimento Nacional em Defesa do Nordeste) vem denunciando a aversão do candidato tucano José Serra ao povo do Nordeste brasileiro. Em 2002, o jornalista João Bosco Gaspar publicou no Diário do Nordeste  uma matéria da LIGA NORDESTINA, aqui reproduzida, onde denunciava-se a discriminação do candidato Serra com o povo nordestino.
O Presidente da Liga Nordestina, João Batista Pinto (foto), disse que é o momento do povo nordestino repudiar essa prática discriminatória. Uma vez que o Nordeste é um grande berço da cultura brasileira e os nordestinos colaboraram com trabalho duro e sacrifício para a construção dessa hoje potência chamada Brasil. Disse ainda que a elite burguesa teima em fazer do preconceito contra o nordestino um de seus pilares, esquecendo-se da grande contribuição que os nordestinos dão todos os dias para fazer desse, um país melhor. E o candidato tucano representa parte desse preconceito.

“O Nordeste sabe que votar em Dilma é votar contra o preconceito”


Idelfonso Albano foi prefeito e governador do Ceará nas primeiras décadas do século XX. Escreveu o livro Jeca Tatu e Mané Chique-Chique, combatendo a visão de Monteiro Lobato sobre o homem sertanejo, com o seu personagem Jeca Tatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Os comentários serão previamente moderados.